segunda-feira, 5 de agosto de 2013

47º dia: Puerto San Julian - Comandante Luis Piedra Buena

02/03/2010

Trajeto do 47º dia: 120 km
Puerto San Julian - Comandante Luis Piedra Buena



Me enrolei muito para sair e estava pela estrada com sol bem alto já. O colega francês que eu tinha encontrado já deveria estar bem mais na frente.
O pedal estava tranquilo, vento a favor e tempo bom. O sol estava forte, mas como havia frio em sua ausência, não era tão preocupante mais...












Cavalos selvagens...



Como era de praxe, saía-se de um grande centro em um vale, e logo depois voltava-se a subir para o planalto... Algumas subidas já pela manhã.















Guanacos...






Mirante do Gran Bajo de San Julián
É uma depressão da crosta terrestre, ou seja, está abaixo do nível do mar. Seu ponto mais baixo marca 105 metros abaixo do nível do mar.
É o ponto mais baixo da América do Sul e um dos mais baixos do mundo.
E não somente isto, foi um marco no decorrer da viagem também pelo vento mudar subitamente justo aqui. Passou a soprar contrário, e muito forte. De verdade, como poucas vezes tinha encarado pelo caminho...









Esta imagem da placa é emprestada da internet...



Uma boa tomada dos guanacos correndo e saltando. Desculpem pela imagem tremida, devido ao zoom...






























No vídeo não dá pra entender o que eu falo nem o que acontece, mas eu explico: eu estava com os dois pés no chão e a mão no freio e mesmo assim uma rajada de vento me arrastou pelo menos meio metro.
Estava difícil de se equilibrar para pedalar e tive inclusive que pedalar na descida.



Apesar de parecer haver subidas e descidas muitas vezes, há uma lógica. O pedal é quase o tempo todo pelo planalto, as descidas sempre são para dar acesso a vales também planos, em volta de um rio. Em seguida volta-se a subir ao planalto.



Como este dia o calor voltou a pegar, e o vento também, pela tarde me vi racionando água quente outra vez. Quando já estava pensando que iria passar sede no fim do dia, encontrei um alojamento de trabalhadores por ali, não lembro de que se tratava... me salvaram de um aperto, e a água estava limpa e gelada.





















Rio Chico






Fly as high as the sun








Fim do vale e voltando a subir para o planalto...
















Assim que alcancei o planalto, começou a anoitecer, mas vi também que a lua seria companheira...









Anoiteceu e esfriou bastante. Me abriguei bem e segui adiante. Depois de algum tempo comecei a observar que no "horizonte" os caminhões desapareciam. Pensei em se tratar de uma curva, mas era uma descida, já para a cidade. O João Paulo comentou que para chegar nesta cidade tinha uma descida bacana, mas já era noite e não vi nada, somente luzes. Mas o visual devia ser legal, já que tem um rio com cor azul.




Nenhum comentário:

Postar um comentário