terça-feira, 1 de outubro de 2013

55º dia: Rio Grande - Tolhuin

10/03/2010

Trajeto do 55º dia: 109 km
Rio Grande - Tolhuin



Mesmo tendo pouco trecho para este dia, não deixei de levar suprimentos reserva comigo, nunca se sabe.



Depois de organizar a bagagem, deixei o último grande centro rumo à meta final.



Ushuaia: logo ali, finalmente...



Vento contra pela manhã, mas logo a estrada viraria e ficaria a favor.






A estrada toma rumo sul logo após sair da cidade.









Neste trecho o que não me faltava era encontrar motociclistas. Após passar vários deles, indiferentes, o último deles, que passou tranquilamente ao meu lado, ergueu o punho, me cumprimentando em tom de celebração: "conseguimos", parecia dizer. Retribuí a saudação e não tive dúvidas que ao contrário dos outros, este cara realmente deveria estar vindo de muito longe. Neste lugar é muito comum encontrar aventureiros de toda parte, e realmente não há como se equivocar sobre a vitória de cada um. O comportamento denota a peleia que cada um teve que passar pra chegar aqui.










































Árvores marcam o fim da estepe patagônica...



Alguns ciclistas provavelmente de Rio Grande treinando com bicicletas speed. Depois de tanto deserto, um pouco de civilização...









Último trecho costeando o mar...















Um observador...

































Um pouco de subida.





E... avistando a cordilheira dos andes! Desta vez não seria necessário pedalar acima dos 4000 m de altitude para cruzá-la. Neste extremo sul da cadeia montanhosa os picos não passam muito mais de 1000 m, e a travessia ficaria pela metade disto...
Aproveitei a chegada nesta subida para descansar e almoçar (um sanduichão de milanesa que eu havia guardado do dia anterior).









Não tirei fotos, mas logo após o almoço presenciei um fato que me deixou chocado: o motociclista que havia passado por mim e me cumprimentado, jazia morto ao lado de sua moto, enquanto os ciclistas que também haviam passado por mim aguardavam a chegada da polícia. Tentaram reanimá-lo quando chegaram, mas já estava morto. Morreu sozinho, seu pneu dianteiro estourou e ao perder o controle foi jogado, junto com a moto, para o acostamento oposto. O peso da moto, com todo o seu equipamento foi fatal. Uma morte completamente tonta, e justamente tão perto do seu objetivo. Segui meu caminho, como deveria ser, mas aquele evento me marcou profundamente. Entre a alegria da conquista de chegar e celebrar, não me saía da cabeça que alguém não pôde fazer o mesmo, nem nunca mais poderia.
Assim segui meu pedal, um pouco transtornado. Quando cheguei em Tolhuin e pude conversar com pessoas, me tranquilizei. Meus amigo de bike (Bruno e João) pela internet também me recomendaram que tentasse esquecer e me concentrasse no meu pedal.
E assim segui a viagem...



Depois pude ler no jornal do que se tratava. Era um motociclista australiano e havia viajado o mundo todo. Depois da Austrália cruzou toda a Asia, seguida da Europa. Seguiu para a América do Norte e havia descido até Ushuaia. Depois daí finalizaria sua viagem em Torres del Paine. Realmente eu tinha razão ao saber que o cara tinha vindo de longe...





















Um vale com a cordilheira ao fundo.



Picos nevados começam a aparecer...
























Apesar da estrada parecer limpíssima, é possível que algumas armadilhas estejam na pista. Muito estranho o acidente do cara seguido do meu pneu furado. Pode ser que tenham algumas farpas na estrada...












Nuvem com formato bem estranho...












Quanto mais perto de Tolhuin, mais denso o bosque.

























Cavalos selvagens...






No posto de gasolina vi uma bicicleta de cicloturista. Falei com o cara em castellano, mas não parecia ser uma pessoa muito comunicativa. Me despedi e entrei na cidade.



Cidade de Tolhuin. Procurei abrigo na paderia "la unión". Um lugar famoso e quase mítico para aventureiros. Não consegui falar com o dono de entrada, mas mesmo assim me atenderam e me instalaram, dizendo que eu podia me servir do que quisesse na padaria. Incrível a consciência que as pessoas têm do que representa chegar em bicicleta aqui, assim que pude descansar. Além de ter a honra de assinar o livro de visitas com assinaturas de aventureiros do mundo todo.









O dono da padaria que me levou para comer umas empanadas que estavam sendo feitas naquele mesmo momento.



Empanadas saindo...



Abrigo de tantos mega ciclistas e tantas histórias...






Saí caminhar um pouco por Tolhuin e avistar o lago no fundo da cidade.















Quando voltei ao quarto, conheci meu companheiro de habitação. O Andrew Siess era um americano que estava de bicicleta desde os Estados Unidos (ou ao menos dizia rsrs). Já tinha ido até Ushuaia e estava voltando. Iria ficar mais uns dias, pois já estava até mesmo trabalhando na padaria. Sua página de sua volta ao mundo no facebook: https://www.facebook.com/AndrewSiess?fref=ts

Nenhum comentário:

Postar um comentário